Diogo Jota ia para Inglaterra de carro por causa de cirurgia recente no pulmão

Jogador de 28 anos, que atuava na Seleção portuguesa e no Liverpool, tinha recomendação médica para não andar de avião e, segundo a imprensa portuguesa, estava a caminho de Santander, na Espanha, para pegar balsa após almoçar com a família. Morre Diogo Jota, jogador do Liverpool, em acidente na Espanha
O jogador da Seleção de Portugal e do Liverpool FC Diogo Jota, que morreu em um acidente de carro nesta quinta-feira (3), na Espanha, estava a caminho da Inglaterra para se apresentar para a nova temporada do time inglês.
Segundo a emissora CNN de Portugal, o jovem de 28 anos era esperado pela equipe até esta sexta-feira (4). Como havia sido submetido a uma pequena cirurgia no pulmão recentemente, ele não pode viajar de avião por recomendação médica e estava indo para Santander, no litoral espanhol, para pegar uma balsa até seu destino.
O ferry que Diogo e o irmão, André, pegariam sairia às 11h desta quinta e chegaria a Plymouth, no sul da Inglaterra, às 7h15 desta sexta-feira (4), no horário de Brasília, de acordo com o site da empresa Brittany Ferries, que opera a rota.
Da cidade portuária inglesa até Liverpool, destino final do jogador, ele ainda precisaria seguir cerca de mais 5 horas de carro.
Segundo o comentarista Vitor Pinto, do canal de notícias português CMTV, horas antes de iniciar a longa viagem e da tragédia, Diogo Jota teve seu último almoço em família - ao lado da mulher, Rute, e dos três filhos.
"Diogo estaria a almoçar em Leça da Plameira com a mulher e os filhos. Presume-se que, no meio da tarde ou início da noite, tenha começado a sua viagem para ir apanhar o ferry boat", revelou o jornalista, que contou que o jogador estava em Portugal para o casamento de um amigo, o também jogador José Sá.
O acidente
O jogador português Diogo Jota, atacante da seleção de Portugal e do Liverpool, da Inglaterra, e seu irmão, o atacante André Silva, do Penafiel, morreram em um acidente de carro nesta quinta-feira (3) na Espanha.
De acordo com a polícia espanhola, o carro onde os dois estavam pegou fogo após sair da pista em uma rodovia federal em Zamora, no noroeste da Espanha.
LEIA TAMBÉM:
TÍTULOS E CASAMENTO RECENTES, 3 FILHOS: Quem era Diogo Jota
REPERCUSSÃO: Seleção portuguesa, clubes e jogadores lamentam perda
IRMÃO DE JOTA: André Silva também era jogador e atuava no Penafiel
Em comunicado, a guarda afirmou que o veículo, um Lamborghini, trafegava pela A-52, rodovia nacional da Espanha, na altura da região de Sanabria, no início da madrugada de quinta (noite de quarta pelo horário de Brasília).
Durante uma ultrapassagem, um dos pneus estourou, jogando para fora da pista o automóvel, que pegou fogo na sequência, disse ainda a Guarda Civil.
Ainda de acordo com as autoridades, os dois morreram no local.
"Um veículo saiu da pista pela calçada pela esquerda. A investigação aponta para um acidente de trânsito devido ao estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. Como consequência do acidente, o carro se incediou, e ambos os ocupantes morreram", disse a Guarda Civil da Espanha em comunicado.
Ainda não havia informações sobre o que causou a explosão do pneu até a última atualização desta reportagem. A Guarda Civil disse também que em comunicado que aguardava o resultado da perícia no local, mas que apenas Diogo Jota e seu irmão estavam no carro.
O vice-prefeito local, Ángel Blanco García, disse que os corpos seriam submetidos a identificação por DNA.
O governo local de Zamora disse que as chamas geradas pelo incêndio no carro dos jogadores chegaram a se propagar pela vegetação local, mas foram controladas por bombeiros que foram ao local socorrer as vítimas.
Um vídeo feito no local do acidente mostrou como ficou o carro após o acidente (veja abaixo).
Vídeo mostra imagens do local do acidente que matou o jogador Diogo Jota na Espanha.
Diogo Jota tinha 28 anos e deixa esposa e três filhos.
Embora ele e a esposa, Rute Cardoso, já vivessem junto e tivessem filhos, os dois fizeram uma festa de casamento há 11 dias. Cardoso ainda não havia se manifestado sobre a morte do marido até a última atualização desta reportagem.
O primeiro-ministro do Reino Unido, onde Diogo Jota vivia, Keir Starmer, lamentou a morte do jogador.
Seu irmão André Silva, de 26 anos, também era jogador e atuava no Penafiel, time português.
Mapa mostra o local onde o jogador Diogo Jota sofreu um acidente de carro, em 3 de julho de 2025. Ele e o irmão morreram no local.
arte/ g1
Trajetória
O atacante Diogo Jota comemora o título da Liga das Nações Europeias conquistado por Portugal no dia 9 de junho de 2025 em final disputada contra a Espanha
Annegret Hilse/Reuters
Nascido na cidade de Massarelos, em Portugal, em 1996, Jota iniciou sua carreira profissional no time português Paços de Ferreira. Depois, passou pelo Porto, antes de deixar o país e ir jogar no Wolverhampton, da Inglaterra.
De lá, foi contratado pelo Liverpool em 2020. No clube, um dos principais da Inglaterra e da Europa, viveu o auge da carreira e conquistou um Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga.
Frequentemente convocado para a seleção portuguesa, Jota conquistou no mês passado a Liga das Nações, em final contra a Espanha decidida nos pênaltis após empate por 2 a 2. O atacante marcou 14 gols em 47 jogos pela seleção portuguesa.
Torcedores do Liverpool deixam flores em frente ao estádio do clube inglês em homenagem ao jogador Diogo Jota, morto em acidente de carro, em 3 de julho de 2025.
Temilade Adelaja/ Reuters
A Federação Portuguesa de Futebol lamentou a morte dos dois atletas. Veja abaixo:
A Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol português estão completamente devastados com a morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva, esta madrugada, em Espanha.
Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários, alguém com uma alegria contagiante e referência na própria comunidade.
A Federação Portuguesa de Futebol exprime as mais sentidas condolências à família e aos amigos de Diogo e de André Silva, assim como ao Liverpool FC e FC Penafiel, os clubes onde, respetivamente, alinhavam os jogadores.
A Federação Portuguesa de Futebol já solicitou à UEFA um minuto de silêncio, esta quinta-feira, antes da partida da nossa Seleção com a Espanha, no Europeu feminino.
Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado.
COMENTÁRIOS