Nevasca antecipada na Coreia do Sul deixa 5 mortos
Tempestade de neve atingiu Seul e foi a terceira maior do século na capital. Funcionário de limpeza retira neve perto de monumento pela guerra das Coreias em Seul, na Coreia do Sul, em 27 de novembro de 2024.
Ahn Young-joon/ AP
A Coreia do Sul enfrentou nesta quinta-feira (28) o segundo dia de uma forte nevasca que já causou cinco mortes no país.
A tempestade de neve, atingiu especialmente Seul e foi a terceira mais forte da capital sul-coreana, desde que os registros começaram em 1907, disse a agência de notícias Yonhap, citando dados da cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Cerca de 140 de voos foram cancelados em todo o país, que também suspendeu o transporte de balsas, muito comum para a comunicação entre cidades e regiões. O principal aeroporto de Seul, Incheon, foi o mais afetado, com atrasos de duas horas em média e 15% dos voos cancelados na quinta-feira, mostrou o site de rastreamento de aviões Flightradar24.
Entre os mortos, duas pessoas foram atingidas por desabamentos de tetos, em um campo de golfe e em um supermercado, por conta do acúmulo de neve. As outras mortes ocorreram em acidentes de trânsito, já que a pista fica mais escorregadia.
Mais de 40 cm (16 polegadas) de neve se acumularam em partes de Seul na manhã de quinta-feira. No fim do dia, no entanto, autoridades retiraram os alertas de neve pesada na área metropolitana da cidade.
"Está nevando muito hoje", disse Lee Sook-ja, de 73 anos, enquanto comia uma sopa no mercado de Namdaemun, um dos maiores de Seul. "Está congelando e frio, mas tomar uma xícara de sopa quente de bolo de peixe realmente me ajuda a me aquecer."
COMENTÁRIOS